Conheça as doenças oculares típicas do verão:

Compartilhe com os amigos:

Dra. Lorena Diamante
Dra. Lorena Diamante

Na estação mais quente do ano, sabemos o quão essencial é o aumento com cuidados da pele devido à maior exposição ao sol. No entanto, com os olhos não é diferente, atenção com quadros de infecção, alergias e problemas causados pela radiação solar. Água salgada, cloro e filtro solar podem causar alergia nos olhos. Além disso, doenças como o pterígio podem ser causadas por exposição prolongada aos raios ultravioletas.

Conheça as principais doenças típicas do verão:

Alergias oculares – No verão, a água salgada, o cloro e o filtro solar são os principais causa- dores de alergias oculares. Evite abrir os olhos quando mergulhar na piscina ou na praia. Ao passar filtro solar, deve-se ter cuidado quando aplicado no rosto, pois o suor pode fazer com que escorra em direção aos olhos. Dê preferência para os produtos que são fabricados espe- cialmente para uso facial.

Pterígio – Provoca ardência e vermelhidão ocular, e tem como causa a exposição em excesso e sem proteção dos olhos aos raios ultra-violetas. As pessoas que mais sofrem com as complicações do pterígio são as que trabalham expostas ao sol. É uma doença que provoca o crescimento anormal da membrana que cobre a córnea. Progressivamente, pode causar perda parcial da visão.

Ceratite – É uma infecção que acontece na córnea e é causada por fungos e bactérias, pelo contato com água contaminada, principalmente em praias e piscinas. Os principais sintomas são dor intensa ou queimação, vermelhidão, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e visão borrada.

Conjuntivite – Todo mundo já ouviu falar ou já teve conjuntivite no verão, porque o calor e a maior aglomeração de pessoas favorecem o contágio por vírus e bactérias. A doença é pro- vocada pela inflamação na parte interna da pálpebra e da membrana que reveste o globo ocu- lar. Causa irritação, ardência e vermelhidão nos olhos. Deve-se evitar levar as mãos aos olhos, coça-los e compartilhar toalhas.

Dicas para uma boa saúde ocular no verão

Use óculos de sol com proteção UV – Os raios ultravioletas são prejudiciais aos olhos. Ao longo dos anos, a exposição prolongada ao sol causa danos à visão, como por exempo: pterígio, catarata e até a degeneração macular relacionada a idade (DMRI). Usar óculos de sol com proteção UV é fundamental. Dê preferência aos comprados em estabelecimentos confiáveis, onde as lentes tenham boa procedência. Para aumentar a proteção, use também chapéus ou bonés, que aumentam a sombra na região dos olhos.

Cuidado com o filtro solar no rosto – Não passe o filtro solar perto dos olhos. Com o suor, o pro- duto pode escorrer e atingir os olhos, causando irritação ou alergias. Dê preferência aos produ- tos feitos especificamente para região facial, e hipoalergênicos.

Piscinas e Praias – Evite mergulhar de olhos abertos. Para manter a água limpa, são usados produtos químicos, como cloro, que podem causar aler- gia e irritação nos olhos. Por outro lado, tam- bém é possível contrair uma infecção se a água não estiver bem tratada.

Uso de lentes de contato – Como o calor favorece infecções por vírus e bactérias, os usuários

de lentes de contato devem redobrar os cuidados. Evite entrar em piscinas e mar com as mesmas! As lentes devem ser retiradas a qualquer sinal de irritação.

  • Evite automedicação. Na presença de desconforto ocular, ou embaçamento visual, procure o seu oftalmologista. Só ele poderá lhe dizer o que está acontecendo com os seus olhos e qual deve ser o tratamento correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Mito ou verdade

Conheça alguns mitos e verdades sobre a sua saúde ocular.

São muitas dúvidas que surgem quando o assunto é cuidar da saúde ocular, por isso, separamos alguns desses mitos e verdades sobre a nossa visão …

Síndrome da Visão de Computador (CVS)

Síndrome da visão de computador: home office x aulas em casa

Se você trabalha ou precisa estar constantemente com o seu computador, é possível que játenha sentido os olhos cansarem com mais facilidade. A epidemia da …

Catarata

Catarata: causas e tratamentos

O tratamento definitivo da catarata acontece somente por meio da cirurgia. Neste procedimento, o cristalino é retirado e uma nova lente intraocular é inserida Com …