Catarata: causas e tratamentos

Compartilhe com os amigos:

O tratamento definitivo da catarata acontece somente por meio da cirurgia. Neste procedimento, o cristalino é retirado e uma nova lente intraocular é inserida

Com o avançar da idade, muitas coisas vão mudando em nosso corpo. Isso não é diferente com a visão, sobretudo, com o surgimento de alguns problemas. A catarata, por exemplo, é uma doença que está extremamente relacionada com o envelhecimento. Sua característica principal é o comprometimento da visão, podendo, inclusive levar a cegueira, caso não seja tratada em tempo. Aliás, é importante frisar, ela é a principal causa de cegueira reversível.

Catarata é uma doença que não causa dor, mas afeta o cristalino do olho, levando à perda progressiva da visão. Isto acontece porque o cristalino, que é uma estrutura transparente que se localiza atrás da pupila, funciona como uma lente e está relacionado com o foco e a leitura. Na catarata, o cristalino fica opaco e perde sua transparência, diminuindo a entrada de luz intraocular, reduzindo a visão que se torna embaçada e amarelada, por exemplo.

Apesar de sua causa principal ser a idade, a doença pode ser provocada também por outros fatores como a diabetes, infecções e processos inflamatórios, exposição excessiva aos raios solares, malformações fetais, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticoides, pancadas, tabagismo, etc.

PRINCIPAIS SINTOMAS

A principal característica da catarata é o embaçamento visual, porém outros sintomas que podem surgir são:

  • Dificuldade para enxergar e perceber imagens;
  • Enxergar pessoas distorcidas e com contornos borrados e disformes;
  • Enxergar objetos e pessoas duplicados;
  • Visão embaçada;
  • Sensação de enxergar a luz brilhando com mais intensidade e com formação de halos ou auréolas;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para distinguir bem as cores e identificar tons semelhantes;
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos.

O tratamento definitivo da catarata acontece somente por meio da cirurgia. Neste procedimento, o cristalino é retirado e uma nova lente intraocular é inserida. Com o avanço das técnicas, hoje a cirurgia de catarata é considerada bem simples e rápida. Varia em torno de 20 a 30 minutos e o paciente vai pra casa pouco tempo depois do procedimento.

Com a colocação da lente intraocular, o paciente passa a enxergar bem novamente, logo no dia seguinte, a depender da cicatrização. Existem alguns cuidados que devem ser tomados nos primeiros dias da cirurgia, bem como o uso de alguns colírios para evitar infecções. O mais importante de tudo, é poder voltar a enxergar normalmente e ter a qualidade de vida resgatada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Mito ou verdade

Conheça alguns mitos e verdades sobre a sua saúde ocular.

São muitas dúvidas que surgem quando o assunto é cuidar da saúde ocular, por isso, separamos alguns desses mitos e verdades sobre a nossa visão …

Síndrome da Visão de Computador (CVS)

Síndrome da visão de computador: home office x aulas em casa

Se você trabalha ou precisa estar constantemente com o seu computador, é possível que játenha sentido os olhos cansarem com mais facilidade. A epidemia da …

Dra. Lorena Diamante
Ceratocone

O que todo paciente com Ceratocone deve saber:

É muito raro que o ceratocone esteja relacionado com uma evolução para cegueira. Ceratocone é uma das maiores causas de transplante de córnea, mas menos …

× Como posso te ajudar?