Ceratocone

Você sabe ou já ouviu falar sobre o ceratocone? Trata-se de uma patologia ocular degenerativa que causa a percepção distorcida da imagem e é capaz de alterar a espessura e formato da córnea. Além de causar uma visão distorcida nos portadores, o ceratocone pode provocar o aparecimento da miopia e do astigmatismo, prejudicando a capacidade do indivíduo de enxergar os detalhes.
O ceratocone é capaz de reduzir, de maneira progressiva, a espessura central da córnea, causando a perda da visão. Nos casos iniciais, é possível tratar a doença com óculos ou lentes de contato, mas nos avançados é preciso uma cirurgia a fim de sanar definitivamente o problema e recuperar a visão total do (a) paciente.
Entre os tratamentos cirúrgicos, pode-se citar o crosslinking,a inserção do anel intra corneano e o transplante de córnea. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de tratamentos menos invasivos e a não realização do procedimento cirúrgico, sendo necessária uma avaliação detalhada do progresso da patologia.
Muitos pacientes perguntam se é possível prevenir o aparecimento do ceratocone. O ceratocone tem caráter genético e hereditário, sendo possível apenas prevenir a evolução da doença marcando uma avaliação oftalmológica regular e abandonando hábitos que são ruins para a sua saúde ocular como coçar os olhos, por exemplo.
Outros sintomas não tão comuns que ajudam no diagnóstico do ceratocone são o desconforto visual, coceira nos olhos, sensibilidade à luz (fotofobia) e dores de cabeça, que prejudicam a qualidade de vida do indivíduo. Geralmente, o público mais afetado são as pessoas de 10 até 25 anos, estabilizando-se com o tempo.
Consultar um Oftalmologista regularmente é a melhor maneira de prevenir o ceratocone e outras patologias oculares! Quer saber mais sobre essa e outras doenças e cuidar da sua saúde ocular? Caso sim, agende já a sua consulta comigo!